Ninguém curte ter espinhas, certo?
Então, resolvi fazer um post com as respostas de algumas das dúvidas mais frequentes sobre espinhas.
1. Chocolate causa espinhas?
Isso é um mito. Não há nenhum estudo científico que comprove a ligação direta do chocolate com a acne. Esse problema está relacionado a questões hormonais e a fatores genéticos.
2. Posso fazer limpeza de pele se tenho muita acne?
A limpeza de pele deve ser feita a partir do momento em que surgirem os primeiro cravos ou espinhas, normalmente no início da puberdade. Livre de impurezas, a pele "respira" melhor. Mas, atenção: a limpeza de pele só pode ser feita por especialistas e sob recomendação do seu dermatologista. Do contrário, você corre o risco de ganhar cicatrizes e infecções, heranças de cravos e espinhas mal removidos.
3. Posso espremer minhas espinhas?
Jamais! Ao espremê-las, você pode levar substâncias infectadas para áreas mais profundas da pele, ocasionando uma maior inflamação e a possibilidade de piora do quadro, como manchas e cicatrizes.
4. Tomar sol melhora ou piora as espinhas?
O sol pode, em um primeiro momento, secar as lesões de acne e dar uma falsa impressão de melhora. Porém, após alguns dias, ocorre o chamado "efeito rebote", que seria um aumento da produção sebácea para compensar o ressecamento. E isso piora a acne.
5. A maquiagem pode piorar a acne nas adolescentes?
Sim, se não limparem o rosto antes de dormir e se escolherem maquiagens que obstruam muito os poros, como bases supercorretivas( que têm óleo em sua composição, para se obter uma maior aderência à pele).
6. A alimentação está relacionada ao aparecimento de espinhas?
A única comprovação científica disso é que as pessoas que têm intolerância à proteína do leite costumam ter uma piora no quadro de acne quando ingerem derivados desse alimento. O que vemos, na prática, é que uma alimentação baseada em frutas e verduras, com pouca gordura, é responsável por uma melhora no quadro da acne.
7. Para quem tem muita acne, usar apenas produtos cosméticos (sabonetes, adstringentes e hidratantes) disponíveis em farmácias é o suficiente?
Na maioria das vezes, não. No início, estes cosméticos controlam a acne. Mas, depois, as bactérias ficam resistentes a eles, pois não são remédios, e sim cosméticos com uma pequena dosagem de ativos, como peróxido de benzoíla e ácido salicílico. É recomendado procurar um dermatologista logo que aparecerem os primeiros sinais de espinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário